segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

D.O.V.: IPVA, uma mOrdida sem cOntrapartida.



Todo começo de ano é a mesma coisa, calculadora em mãos para fazer as contas das despesas indesejadas, IPTU, material escolar, cartões de créditos estourados em dezembro, entre outros vários. Mas o que vamos comentar aqui é sobre, o que para muitos é o imposto que mais 'dói' no bolso, o IPVA.

Não pelo simples fato de termos que desembolsar um valor absurdamente alto, mas principalmente pelo fato de não vermos nenhum retorno acerca do maldito. É de conhecimento público que o IPVA se trata de um imposto não vinculado, em outras palavras, o imposto não gera obrigação de contraprestação, ou seja, pode ser utilizado para a área de saúde, educação, segurança, para pagar os salários de funcionários públicos e até para tapar buracos no asfalto.

Nesse sentido a Constituição deveria mudar, pelo menos no caso do IPVA. Aquilo que nos é tirado deveria voltar em forma de serviços e melhorias na área que abrange os veículos automotores. É revoltante ter que desviar de buracos, enfrentar alagamentos, rodar em vias mal iluminadas e mal sinalizadas, de estar sempre sob a ameaça de um arrastão ou de uma falsa blitz, em suma, é revoltante pagar tão caro para nada.

As melhores vias do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, são privatizadas, isto é, quando rodamos sem nos depararmos com buracos e má sinalização é certo de que nos depararemos com uma colossal praça de pedágio.

No final das contas a conta é maior do que imaginamos. Os seguros são mais caros devido às condições das estradas e da falta de segurança, a manutenção do carro é mais cara e mais frequente devido à tudo do que já falamos, o preço de revenda dos veículos é mais baixa devido a desvalorização ocasionada por tudo que já foi dito e o stress, que não dá para medir o custo, é um conpanheiro diário no trânsito.

Quando pensamos que acabou, nos deparamos com os valores exorbitantes cobrados nas bombas de combustíveis, para um país auto-sustentável é a prova de que o governo está dando uma 'banana' para a população. É vergonhoso termos que contar com tantos incompetentes administrando as contas desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário