quinta-feira, 19 de novembro de 2009

D.O.V.: O futebOl dO séculO XXI



Após a seleção francesa carimbar seu passaporte para a Copa do Mundo de 2010 com um gol irregular visto ao vivo por milhões de pessoas fica um questionamento: Por que não utilizar da tecnologia nos casos de lances duvidosos?

Se estivéssemos falando das eliminatórias para a Copa de 1930, mas não, o fato ocorreu num tempo em que a informação é em tempo real para todo o globo.

Um bom exemplo do uso da tecnologia pode ser visto no futebol americano. Quando uma equipe suspeita que foi prejudicada por um erro de arbitragem é solicitado um desafio e o juiz principal do jogo recorre à imagens de TV para definir o lance. Quando o erro é reconhecido o lance irregular é anulado.

Quando será que a FIFA se modernizará? Assistimos mudanças constantes nas regras do basquete e do vôlei, sempre com a finalidade de deixar o jogo mais atrativo, dinâmico e justo, enquanto a entidade máxima do futebol se mantem com sua política antiquada.

Há aqueles que defendem os erros de arbitragens. Dizem que parte do charme do futebol são as polêmicas geradas por falhas como essa.

Agora, o que dizer para os times que investem fortunas para montar uma boa equipe e ver um título ir por água abaixo por um erro de arbitragem? O que dizer para uma seleção que sonha disputar uma Copa do Mundo ver esse sonho se tornar um pesadelo por um erro de arbitragem?

E quando o erro de arbitragem é na verdade um ato de má fé por parte da autoridade em campo? Como proteger as equipes nesse caso?

Talvez quando o futebol deixar de ser atrativo devido a sua estagnação a FIFA acorde e tome medidas óbvias. Enquanto isso torceremos por nossos times e para que o olhos do senhor do apito esteja sempre apurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário