sábado, 31 de outubro de 2009

PensamentOs na prática: CapítulO - 1



"Ah, esses moralistas... Não há nada que empeste mais do que um desinfetante." (Mário Quintana - Poeta)





Uma pequena síntese do caso do vestidinho vermelho.

Entenda

D.O.V: O casO dO vestidinhO vermelhO


Aconteceu na Universidade de São Bernardo do Campo/SP.

Aluna é perseguida e expulsa pelos colegas universitários por estar usando um vestido vermelho curto. A menina saiu com escolta policial em meio a xingamentos e insultos.


É impressionante como nossos alunos universitários, futuro da nação, se comportam como se tivessem na idade pré-adolescente. Áureos tempos em que nossos jovens enfrentavam a polícia em pleno regime ditatorial na luta pela democracia, ou até mesmo os caras pintadas no movimento de impeachment, num passado mais recente.


Fico tentando imaginar o que levou essa turma a ter um ataque de pudor em pleno século XXI:


a) Se ela estivesse de microshort dançando "segura o tchan" em horário nobre, tudo bem! Mas vestidinho vermelho, NÃO!

b) Se ela estivesse entrevistando os senadores no palácio do planalto com um vestido ainda mais curto, tudo bem! Mas na universidade de vestidinho, NÃO!

c) Se ela estivesse fumando um baseado e matando aula com o resto da galera, tudo bem! Mas ir para assistir aula de vestidinho, NÃO!



É por isso que a bandid..., quero dizer, que a maioria dos nossos políticos deita e rola com o dinheiro público. Afinal, estamos mais preocupados com os vestidinhos vermelhos.






Saiba mais

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

D.O.V.: 20 anOs de demOcracia.


Há aproximadamente 20 anos atrás o nosso país conquistava, finalmente, a tão sonhada DEMOCRACIA.
Na verdade devemos considerar apenas 18 anos, uma vez que o governo Collor foi para lá de tumultuado e improdutivo.

De lá para cá muita coisa mudou. O país se modernizou, tornou-se uma das dez maiores economias do mundo, vigorou-se a liberdade de imprensa e o país passou a ser muito mais respeitado mundo afora.

Entretando vale lembrar que ainda contamos com 16 milhões de analfabetos, que a distribuição de renda está há anos luz de ser se quer ruim e que nossos governantes estão mais preocupados em comprar jatos supersôncos e submarinos nucleares para nos defender dos "inimigos" externos do que nos proteger da criminalidade "caseira" que derruba helicóptero, queima ônibus, desafia a autoridade da polícia e impõe seu poder paralelo à população.

Enquanto nossos representantes estiverem brincando de governar ou governando em benefício próprio, seja em Brasília, Rio, São Paulo, Itaquaquecetuba ou no bairro vizinho, iremos amargar cenas de desordem cada vez maiores.

Ainda temos condições de reverter esse quadro. As eleições de 2010 estão por vir e é chegada a hora de mudanças radicais.

Democracia é a forma do povo decidir por meio de seus representantes qual o melhor caminho a ser tomado para o desenvolvimento da nação. Façamos jus a essa responsabilidade.

Até quando esperar!?